História: De Valter Alencar à TV Clube



O Pioneiro


Em 17 de Outubro de 1913, no município de União, nascia Valter Alencar Rebelo um dos homens mais ilustres do Piauí e o mais velho dos oitos filhos do casal Segisnando Alencar Araripe e Maria Consuelo do Rego Alencar.
Desde cedo Valter Alencar já demonstrava determinação e força de vontade. Ainda jovem saiu da cidade natal para estudar em Teresina. Em 1931 se muda para Belém do Pará onde cursa a faculdade de Direito, formando-se em 1936, data em que retornou a capital piauiense.
Em 1939, se casa com a jovem professora Maria do Amparo Ferreira Alencar, com quem teve quatro filhos: Teresa Maria, Gilda Maria, Segisnando e Valter Filho.
Aos 28 anos, Valter Alencar já presidia a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí. O advogado ilustre desempenhou muitas funções: promotor público, chefe de polícia, secretário de segurança, presidente do Tribunal de Contas do Piauí e professor da Faculdade de Direito do Estado.

A vocação para o jornalismo começou com a produção de uma coluna semanal do jornal "O Dia" com artigos sobre questões judiciais.

Na década de 50, fundou e dirigiu em Teresina, o "Jornal de Notícias". Neste período o homem de muitas atribuições assume mais uma: a Presidência da Associação Piauiense de Imprensa.
Em 1960, o piauiense que gostava de desafios aceitou mais um: fundar a Rádio Clube de Teresina AM. Para ele, o Rádio seria um veículo a serviço da educação por atingir um público bem maior que o do jornal impresso.


TV Rádio Clube:
"A Força de um Ideal"



A primeira emissora de televisão do Estado inaugurou mas telas mágicas da TV o pioneirismo e a ousadia de um empreendedor. Um marco na vida dos piauienses: que transformou a história, a economia e os comportamentos de uma sociedade.
O espírito pioneiro de Valter Alencar o fez pensar mais alto, era preciso trabalhar por um ideal maior: implantar a primeira emissora de TV no Piauí. Esta iniciativa seria mais uma ferramenta para a realização do sonho de promover a educação à distância, criar a "Universidade do Ar".
Em 1965, Valter Alencar obtém a concessão da TV Rádio Clube. O início da operação comercial do canal 4 só ocorreria em 3 de dezembro de 1972, após dois meses de testes.
A Clube intercalava programas locais com atrações da REI (Rede de Emissoras Independentes) formada pela Rede Record e pela TV Rio, além de exibir a programação da Rede Tupi. Em dezembro de 1974, a emissora se torna a quinta afiliada da Rede Globo em todo o país. Pouco tempo depois, em janeiro de 1975, Valter Alencar morre aos 61 anos.

Rede Clube: A gente se liga no Piauí:

Em 2012, a TV Clube completa 40 anos de fundação. No início da década de 70 quem poderia imaginar em "se ver" num tela quadrada? Ver o seu bairro, personalidades, histórias sendo contadas por aquelas pessoas que "cabiam" dentro da televisão?

O estado de encantamento ainda continua, agora, complementando pela proximidade maior com o telespectador que vê seus desejos alcançados com o jornalismo comunitário, com as informações mais precisas, com a veracidade dos fatos e com a credibilidade alcançada ao longo de quatro décadas.
Há dois anos a primeira a primeira emissora de TV do Piauí implantou o sinal digital. Neste ano comemorativo a Clube começa a operar em rede com a TV Alvorada, afiliada do contro-sul do Estado, com sede em Floriano. Atualmente, a TV Alvorada chega a 39 municípios da região, com 400 mil telespectadores.

A TV Clube possui os trinta maiores programas de audiência do Estado. E nossa missão é sempre inovar, estreitando a cada dia os laços com os telespectadores e estando sempre junto à comunidade. A TV Clube se identifica com o Piauí e os piauienses se ligam na gente.
História: De Valter Alencar à TV Clube História: De Valter Alencar à TV Clube Reviewed by Portal P8 on 11:40:00 Rating: 5

2 comentários:

  1. Lasaro, eu adoro a TV Clube e isso desde que ele começou a trabalhar ai. Ele é muito respeitado na Globo e você é respeitado aonde? Em canto nenhum!
    Querido, as reportagens de lá são ótimas e o pessoal diz que ele toda hora dá bronca, mas é pq precisa, todo mundo erra, e o novo diretor ensina que isso é humano, mas que tomemos mais cuidados. Vc qe é preconceituoso só pq ele é mineiro. Adoro a TV Clube e sei qe a TV ás vezes erra, mas é humano isso.

    ResponderExcluir

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Tecnologia do Blogger.