Jornalismo sob controle: Antena 10 estreia nova programação em abril

Enfrentando uma rotina de chegar na TV às 10h e sair às 19h, levar trabalho para casa e dormir cinco horas por noite, Douglas Cordeiro conta como está sendo preparada a nova programação da Antena 10. As mudanças já começam por aí. Uma nova logomarca tira o "TV"e adota apenas o usual "Antena 10 - Liderança se conquista todo dia".
No dia 3 de abril, vai ao ar o especial Jornalismo 2015. Com duas horas no ar, o programa mostra as novidades na grade

Uma visita que rendeu duas horas e meia de conversa e empolgação com as novidades mostrou um Douglas que , carregando peso da responsabilidade de fazer dar certo, não tem medo do que pode vir. Sobre a organização ele foi categórico: "Eu penso, anoto, converso com a equipe e já colocamos em prática. Eu passo 24h pensando em TV".

A grande estreia atende pelo nome de Jornal da Manhã. Jornalístico que segue uma tendência adotada pelas grandes emissoras como Globo, SBT e Band de possuírem um único telejornal compreendendo vários assuntos. 

O diretor de jornalismo que está no cargo há pouco mais de 2 anos nos conta todas as novidades e claro, fala também sobre as polêmicas que sempre envolveram o nome da emissora ao longo desses anos como as crises, a posição no Ibope, dentre outros assuntos. 

Na TV o clima também não é  para menos. Produtores trabalhando diuturnamente para dar conta do que está indo ao ar e do que está por vir. Na edição, a equipe trabalha sob o olhar atento de Cordeiro que, como uma criança empolgada com um novo brinquedo, acompanha de perto e se impressiona com cada novidade. 

1. Primeiramente, e até mesmo obviamente, quais as novidades que a TV Antena 10 prepara para 2015?

O Jornal da Manhã:

Será apresentado por Wesslley Sales e Sayuri Sato com a presença de colunista. Eu irei participar todos os dias fazendo comentários sobre política. Às quartas-feiras, a Anielle Brandão participa fazendo um quadro sobre saúde. Às sextas, o Italo Motta entra com um quadro sobre cultura e todos os dias, o Sidney Santos participa com comentários sobre o esporte. É um jornal que engloba também polícia, cidade, reportagens especiais. 
E além de noticiar, o jornal terá a missão de analisar os fatos que foram destaques no dia anterior e que vai ter repercussão do que vai ser notícia no dia.  Então, além dos repórteres no estúdio, de convidados, teremos análises, oferecendo ao telespectador uma oportunidade de entender melhor. 

Participações ao vivo:
Teresina através do nosso novo sistema modernizado e informatizado de qualquer ponto da cidade, interior do estado através das nossas sucursais de Parnaíba, Piripiri e Picos que vai ser inaugurada agora e depois disso vem a abertura da sucursal de São Raimundo Nonato, Bom Jesus. 

Balanço Geral 2ª Edição:
Segue sendo apresentado pelo Luís Fortes com a novidade de que semanalmente ele trará matérias especiais e da volta do quadro “De Olho Na Cidade” que é um quadro aonde a gente vai apontar os problemas de Teresina e também das cidades do interior do estado e marcar uma data junto ao Poder Público para ser solucionado o problema.

2. Mas Douglas, isso não seria um similar do quadro Calendário do PITV da TV Clube?
Nós começamos com esse quadro antes do PITV. Esse quadro pertence a TV Antena 10 desde 2001, 2002. Realizamos por um bom tempo, paramos e retornamos com ele na época da eleição para prefeito e depois disso deixamos de lado mais uma vez.

Bancada Piauí:
Aí vem a maior mudança. Teremos na Bancada, por exemplo, entrevistados todos os dias. Através de consultas e pesquisas, constatamos que o telespectador gosta quando tem um convidado.
"A Record planeja aumentar em mais meia hora a programação local, com isso iria mais 20min para o Balanço Geral e mais 10min para o Bancada Piauí.”
Vamos promover debates temáticos com discussões mais aprofundadas como segurança pública trazendo poder público, especialistas e representantes da população. Nessa ocasião, apenas eu apresentarei o programa ao vivo e os demais jornalistas participam com VT’s gravados para os entrevistados. Em geral, esses programas serão exibidos às sextas-feiras.  Faremos isso em esquema de revezamento: numa sexta você tem o Bancada Piauí temático, na outra a volta do Bancada Piauí Sabatina com o entrevistado no estúdio e os jornalista realizando a sabatina. 

Dossiê Antena 10:

Também será exibido nas sextas, dentro do Bancada Piauí resgatando pedaços da história do Brasil e Piauí contada por personagens que participaram dela. O primeiro será Deoclécio Dantas. A missão do Dossiê é trazer fatos que nunca foram revelados e que surpreendam o telespectador. O segundo entrevistado é o Hugo Napoleão
Todas as terças, o Bancada vai estar ao vivo direto do salão nobre da Assembleia Legislativa. Eu estarei no estúdio com o Pedro Alcântara e lá estarão o Feitosa Costa com Marcos Melo e sempre dois deputados ao lado falando sobre a votação que ocorreu nesse dia. 

Cidade Alerta Piauí:
Continua como está sendo apresentado com o adicional de que nos casos de maior repercussão nós iremos fazer simulações, assim como faz o Cidade Alerta de Marcelo Resende, seja com computação gráfica ou com atores a fim de que o telespectador entenda melhor. 
Às sextas, o Arnaldo estreará o quadro “Viajando pelo Brasil” que serão matérias mais interessantes, descontraídas, que a Rede Record disponibiliza para suas afiliadas.

Conversa Franca: 
Vai seguir a proposta da entrevista em estúdio, com um olhar para o que aconteceu durante o dia, com o quadro “Resumo do Dia”, continua a “Notícia do Bolso” e às sextas, a participação de Feitosa Costa e Marcos Melo fazendo o balanço da semana. 

Esporte 10: 
Sofrerá uma pequena alteração. O programa deixa de ser noticioso e passa a incluir também análises ao estilo do programa “Linha de Passe” da ESPN, o antigo “Apito Final” da TV Bandeirantes. 

No mais, continuaremos investindo nas reportagens especiais, com uma frequência mensal, com um rodízio de repórteres. A primeira, por exemplo, foi feita por Wesslley Sales, a segunda série será a Sayuri Sato. No Jornal da Manhã já será exibida a primeira série, depois os demais programas serão contemplados com outra série. 
Lançaremos também a proposta da Record que é o Circuito Cultural Antena 10 nos bairros e nos municípios. O primeiro município a receber será Altos. Levaremos toda a estrutura da transmissão ao vivo, metade dos programas será gerado de lá, com prestação de serviços, reportagens especiais, participação de prefeitos, atrações locais. 
Mudaremos também a plástica da emissora, como a própria logomarca e as vinhetas de todos os programas. Os cenários não serão reformulados porque eles possuem um prazo de 2 anos.  
No plano da interação digital, a TV antena 10 irá aderir a um aplicativo. Em todos os programas haverá enquetes, os testes inclusive já foram feitos na transmissão do carnaval. Usaremos inclusive Skype para colocar o telespectador no ar. 

3. Vem alguma contratação de peso para o ano de 2015?
Não. As novidades se restringirão aos finais de semana, com dois novos programas e a estreia do programa do Lázaro do Piauí aos domingos. Alguns dos que estão no ar terão seu tempo reduzido para que novos sejam adicionados à grade. Já na área do jornalismo, entendemos que o time que atualmente está formado supre as nossas necessidades. 

4. Por que substituir dois jornalísticos, aparentemente de públicos diferentes, por um só nas manhãs da emissora?
Chegamos à conclusão, por exemplo, que o Balanço Geral Manhã e o Fala Piauí já não estavam mais atendendo às expectativas da emissora em termos de audiência, faturamento e conteúdo.  Em troca, entra o Jornal da Manhã que tem a missão de agregar todos os públicos e seguir uma tendência que é nacional também.

5. Que tipo de público assiste hoje à TV Antena 10 e o que esse público procura?
Hoje normalmente o público é das classes “B”, “C” e “D”. O Jornal da Manhã, por exemplo, irá abranger vários públicos. O Bancada Piauí, possui muito do público “A” e “B” e Conversa Franca também na mesma linha. E quando o assunto é política, inclui além de "A" e "B" todos os demais públicos, tanto que é uma pauta constante de todas as emissoras.  Já na área de polícia é “C” e “D”.
De 7h às 7h40 nós possuímos um público que quer consumir notícia policial. A partir desse horário, quem fica em frente a TV, em geral, é a dona de casa, o profissional liberal, o empresário, que quer consumir política, esporte, uma coisa mais leve. 

6. Desde muito tempo se ouve falar que a TV Antena 10 pretende entrar na briga da web com um site de notícias. Por que esse site nunca deslanchou?
Vai sair sim. O que houve foi um redirecionamento de investimentos. O grupo decide em reuniões as prioridades das empresas. A TV Antena 10 precisava avançar nas sucursais, abrindo até julho de 2015 todas as já planejadas, a compra de novos equipamentos, a contratação de profissionais, investimentos em nova programação e expansão.  Estamos em 208 cidades e pretendemos fechar as 225 cidades do Piauí com a nossa cobertura. 
Deixamos o site para o 2º semestre de 2015 que terá parceria com o R7 da Record acreditamos fechar o ano com o site no ar com outra equipe especificamente. 

7. Douglas. Sobre os boatos de crises que sempre rondaram o nome da TV Antena 10. A mais recente, inclusive, chegou a nós através de fontes de dentro da empresa de que a emissora ia mal e faltavam até mesmo carros para as reportagens, bem como investimento nas produções da casa e o próximo passo seriam demissões. Quais crises realmente existiram e quais foram pura falácia? 
Eu como jornalista acho muito temeroso você falar da situação financeira de uma empresa. Nesse caso específico, todas as notícias divulgadas estão equivocadas porque a TV Antena 10 nunca foi consultada sobre isso. O que acontece é que o Grupo JET está fazendo uma mudança de gestão, ou seja, profissionalizando, modernizando e se adequando à nova realidade da economia brasileira e mundial.

Então, não há crise nenhuma. Há uma readequação de objetivos e inclusive existe uma equipe de consultoria fazendo esse trabalho junto ao grupo. Não houve demissão na TV Antena 10 e as demissões que chegaram a ocorrer foram dentro da normalidade como em qualquer outra emissora. E muito pelo contrário do que se diz, a empresa está investindo, contratando, não havendo atraso de salários e as demais empresas do grupo também mantém a mesma postura.

Eu quero crer que isso é muito mais uma reação de determinados jornalistas e veículos de comunicação ao que está sendo feito aqui na TV.

8. Então você afasta todas as hipóteses já cogitadas como falta de combustível nos carros para reportagens, demissões de apresentadores, dentre outros?
Olha só, isso é cíclico. O que eu tenho observado é que de dois em dois anos surge um boato de crise na nossa emissora. Outra coisa é a venda da emissora que já foi cogitada pela mídia. E isso não existe de forma alguma. Se há uma família apaixonada por TV é o Dr. José Tajra, Cláudio (Tajra), Dona Vanda. O Dr. José vem todos os dias.  Chega às 14h e sai por volta das 19h. 

9. Atualmente qual a posição da TV Antena 10 nos dados do Ibope e porque esses dados não são frequentemente divulgados?
Nós às vezes assinamos o Ibope e, às vezes, trabalhamos com o Instituto de Pesquisas do Nordeste, o IPNE. E normalmente temos feito muito mais pesquisas qualitativas do que pesquisas quantitativas. Ou seja, dados que irão direcionar a programação e não balizar se estamos em posição tal ou tal. 
Um problema nas medições do Ibope é a mensuração da faixa das 12h às 15h, aonde a TV Cidade Verde, TV Meio Norte e TV Antena 10 possuem uma grade toda local, mas a TV Clube possui uma grade, dentro dessa faixa, que inclui programas da Globo. Olhar por esse lado não nos é relevante porque o estilo das emissoras locais é um, já o estilo da Rede Globo é outro, gerando impactos diferentes no telespectador.
“Não somos escravos da audiência. Nós respeitamos o público de cada horário.” 
Outro ponto é o alcance do Ibope que trabalha com medições apenas em Teresina e nós chegamos a 208 municípios. Então existe uma audiência em 80 municípios que só a TV Antena 10 alcança e que simplesmente não é contabilizada. 
Os parceiros investem na emissora não pelos dados, mas sim pelo retorno e alcance que conseguem conosco. Possuímos contratos renovados aqui por até 5 anos.
“Mais importante que a prancheta do Ibope é o anunciante dizer que teve um acréscimo de vendas no produto”
Eu não posso falar sobre os dados dessas pesquisas, mas o que eu posso dizer é que nós estamos muito bem posicionados e que justamente por isso as concorrentes não chegaram a divulgar. 

10. Qual sua opinião sobre o concurso Melhores da Comunicação e o fato de a TV Antena 10 e seus profissionais aparecerem em 9 das 18 categorias?

Eu tenho acompanhado sempre e a gente tem aparecido bem até mesmo nas críticas. O público da internet, normalmente, é um público mais qualificado. E se a gente aparece em 9 das 18 isso nos mostra que o público A e B assiste também. 
Esse tipo de concurso estimula a concorrência, estimula a crítica, até mesmo porque ninguém pode se deitar em berço esplêndido e achar que está tudo ótimo e não precisa fazer mais nada. 

11. Deixe uma mensagem para os internautas que acessam o Portal 8 e curtem a programação da TV Antena 10.


Jornalismo sob controle: Antena 10 estreia nova programação em abril Jornalismo sob controle: Antena 10 estreia nova programação em abril Reviewed by Portal P8 on 22:49:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Tecnologia do Blogger.