*Por Edney Souza
+ IMAGENS
O Passe Livre São Paulo está lutando sim contra o aumento de R$ 0,20. Ou como eles mesmo descrevem em sua página: "Movimento social autônomo, horizontal, independente e apartidário que luta por um transporte público gratuito e de qualidade, sem catracas e sem tarifa.""
Eu uso transporte público e não tenho carro, isso me beneficiaria? Sim. É minha maior preocupação quanto ao atual cenário do Brasil? Não.
Isso invalida o valor do protesto deles? De maneira nenhuma. Eu sou a favor do direito e liberdade deles de protestarem.
Se foi preciso recorrer a vandalismo ou violência ou parar o trânsito, foi para serem ouvidos. Se houvesse diálogo no nosso governo isso não aconteceria. Eu sou a favor do diálogo, e do que for necessário para que o diálogo aconteça.
O que eu gostaria que acontecesse daqui pra frente, é que essa energia não se dissipasse, que fosse direcionada e redirecionada para várias causas válidas e importantes. Ao invés de criticar quem protesta, ou desvirtuar o protesto dos outros, abrace outras causas, crie a sua causa, mas tire a bunda do sofá.
Muitas pessoas já tem protestado por diversas causas, já tem gente lutando por diversas causas, quem estava dormindo não pode atrapalhar quem já estava acordado faz tempo.
#VempraRua_Brasilía |
O Dia do Basta promove diversas manifestações que talvez façam mais sentido pra você, mas isso não invalida as manifestações dos outros, porém ao invés de apenas criticar, saia de casa e faça algo.
Vamos viver de protestos? Se não houver diálogo eu sugiro que sim. Se a prefeitura, o governo, a câmara, o senado e a presidência continuarem ignorando o povo eu sugiro paralisar o Brasil. Ou então você pode voltar para sua vida cheia de medo de ser assaltado, sequestrado, assassinado, agredido, maltratado. Pode voltar para o mundo onde você recolhe impostos e não tem acesso a saúde e educação. Pode fazer de conta que ninguém rouba o país e passa a mão na sua bunda.
Mas para isso funcionar é preciso respeitar quem luta por um transporte melhor, respeitar quem luta pelo combate a homofobia, respeitar quem luta pela legalização das drogas, respeitar quem luta pela legalização do aborto, respeitar quem luta por coisas que você discorda, porque essas pessoas querem dialogar, se o diálogo não começa pela população então como vamos exigir o diálogo com o governo?
*Edney Souza é Formado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Tecnologia da Informação Aplicada a Negócios pela FASP, trabalha no mercado de tecnologia desde 1990.
Ponto de Vista: Como deve ser daqui pra frente
Reviewed by Portal P8
on
13:29:00
Rating:
Nenhum comentário:
Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.