Foto: Aureliano Müller |
Os profissionais da TV alemã filmaram nos municípios de João Costa, Coronel José Dias, São Raimundo Nonato, Canto do Buriti e São João do Piauí, que contam com sítios arqueológicos e pré-históricos.
Os vestígios humanos cadastrados em 912 sítios, dos quais 657 apresentam pinturas rupestres, encantaram a equipe alemã. Os monumentos geológicos e as formações vegetais do Sítio do Boqueirão da Pedra Furada, onde foram feitas as primeiras escavações e as datações sobre o homem pré-histórico, foram os primeiros a serem captados pelas lentes das câmaras e drones, sob a direção do renomado produtor cinematográfico Peter Prestel.
Pedra Furada - Foto:Aureliano Müller |
A equipe alemã é formada por seis pessoas, além do auxílio de motoristas, arqueólogos, guias e mais 20 pessoas trabalhando na produção para fazer o programa de 45 minutos e que possui o melhor horário de transmissão na Europa. “O programa é exibido aos domingos, às 19h30, um horário que reúne todos em casa. Muita gente vai assistir Terra X também porque é interessante, todo mundo quer ver. Normalmente, nós temos, na primeira emissão, só na Alemanha, 5 milhões de pessoas assistindo. O alcance será ainda maior porque vai se repetindo várias vezes. Cerca de 15 milhões de pessoas, na Europa toda, serão alcançadas”, explicou Peter.
Articulação
Foto: Ascom Vice-Governadora |
“Há dois anos, conseguimos mobilizar uma equipe de cientistas alemães para visitar a Serra da Capivara e a decisão da TV da Alemanha (ZDF) em dedicar 45 minutos no melhor horário para uma emissão em cadeia nacional é resultado deste trabalho”, destacou Peter.
Para Margarete Coelho, o parque é um canal importante de desenvolvimento do Piauí e o governo tem buscado todas as formas para atrair turistas. “Queremos atrair visitantes para gerar riqueza, para que o parque consiga ser um grande propulsor do turismo arqueológico do estado, pelo potencial que tem. E, com certeza, essa gravação do Programa Terra X vai ajudar nesse processo”, concluiu a vice-governadora.
Filmagens
Em sua maratona de filmagens, a equipe alemã desbravou a Caatinga para fazer imagens por meio de um voo de balão e helicóptero.
Segundo Prestel, o telespectador vai sentir a sensação aérea de descobrir e andar por lugares, natureza, por espaços que ninguém conhece ainda suficientemente. “O ser humano não pode voar. Então, ele sempre, talvez, tenha esse sonho embutido de querer voar, mas nós somos pedestres. A gente olha a Terra com nossos olhos andando. Então, há poucos anos nós temos uma ferramenta em torno de fazer filmes, onde você consegue voar, pode ver o que tem de cima; você pode, como uma ave, por exemplo, pegar novas perspectivas. Então, isso gera uma outra forma ainda mais interessante para quem assistirá a esse filme”, pontuou o produtor.
Fonte: Ascom Governo do Estado
piauip8@gmail.com
TV alemã gravou documentário sobre riquezas da Serra da Capivara
Reviewed by Portal P8
on
15:28:00
Rating:
Nenhum comentário:
Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.