Quadro 'Calendário' ajudou a solucionar 52 casos em 2016

Reprodução: Rede Clube
Criado em 2011, o quadro 'Calendário' encerra o ano de 2016 com a marca de 52 casos resolvidos. Outras 220 reclamações e denunciam feitas ao telejornal seguem sendo acompanhadas e cobradas ao poder público.

O 'Calendário' é exibido no Piauí TV 1ª Edição com o objetivo de ser um canal entre a sociedade e o poder público, dar voz à comunidade, cobrando melhorias de problemas denunciados pela população. Ele mostra falta de infraestrutura, como buracos, falta de saneamento básico, esgotos a céu aberto - entre outras demandas, e busca as providências necessárias para que o caso seja solucionado.

"Além de ser um espelho de realidade vivida pelos moradores, o quadro ajuda a aproximar o poder público das comunidades, fazendo com que problemas enfrentados no cotidiano de um grupo de pessoas sejam mostrados para toda cidade. Assim, junto com o povo podemos cobrar dos órgãos competentes a execução de obras que promovam a qualidade de vida das pessoas", explica o jornalista Gil Oliveira, produtor do Calendário. 

“O quadro tem essa característica de ser incansável na cobrança. Tem problemas que a gente consegue intermediar a solução em poucos meses, outros não. Daí as pessoas podem dizer que demorou um ano para entregar uma obra. É,  mas isso é a solução de um problema que está na comunidade há 20 ou 30 anos. São obras de pavimentação, galeria, asfaltamento, reforma de escolas.  Então, é sim uma grande conquista para a população e para nós do Piauí TV 1ª Edição”, conta o apresentador Marcelo Magno.

O jornalista destaca que o hoje o Calendário tem tanta força que as pessoas veem o quadro como um programa autônomo. “Começamos a receber muitos chamados. O quadro se tornou tão forte que se refletiu em nossas pesquisas qualitativas e de audiência. As pessoas veem o quadro calendário como se fosse uma atração autônoma no nosso jornalismo. Ou seja, é lembrado como se fosse um programa da TV Clube”, ressalta.

O QUADRO
Reprodução: Rede Clube
As comunidades procuram a produção do telejornal com alguma queixa. Em seguida, a equipe de reportagem vai até o local para conhecer de perto a realidade descrita. Lá, em consenso com as pessoas prejudicadas, são definidas sugestões para solucionar o problema. A partir daí, o Calendário passa a fazer cobrança aos órgãos competentes, e, de acordo com a demanda, define-se um prazo para que o programa seja solucionado.

O Piauí TV 1ª Edição acompanha e monitora os prazos.  Ao final do período, a equipe de reportagem volta para comunidade e verifica se a solução foi executada. O quadro é uma maneira da TV Clube intensificar o trabalho com  jornalismo a serviço da comunidade -  uma prioridade do jornalismo nos últimos anos. 

NOVIDADES

Para o ano de 2017 o Piauí TV 1ª Edição promete novidades no quadro Calendário, que vem com uma nova  roupagem visual e metódo de cobrança. Em casos de problemas que muitas vistorias, com oito ou até 10 voltas, como já aconteceu, o telejornal vai provocar o Ministério Público, além de visitar órgãos para conferir o andamento de licitações de obra públicas.


Fonte: Rede Clube
Quadro 'Calendário' ajudou a solucionar 52 casos em 2016 Quadro 'Calendário' ajudou a solucionar 52 casos em 2016 Reviewed by Anônimo on 12:31:00 Rating: 5

3 comentários:

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Tecnologia do Blogger.