O SBT inicia uma nova fase, com Rodrigo Scoralick, novo contratado que visa ser um elo entre as filiais e posteriormente das principais praças. Junto com Murilo Fraga, diretor de programação, ele será fundamental para integrar as 114 emissoras que formam o SBT, hoje presente em 98% do território nacional, com exceção de Sergipe que não conta com afiliadas, mas recebe o sinal de São Paulo, através de canais locados de uma rede religiosa.
Em maio, o novo executivo se apresentou junto as filiais e afiliadas que compõem o Painel Nacional de Televisão (PNT), em workshop realizado pela emissora. Na ocasião, diversos assuntos foram debatidos, como a importância destas praças para a audiência nacional e uma possível padronização e ajuste da grade.
Em breve, todas as emissoras da rede contarão com redes sociais e sites padronizados, integrando um novo portal a ser lançado pelo SBT. A informação foi confirmada pelo departamento de multiplataformas e pela assessoria do SBT, em maio. E para quem pensa que essa aproximação com as afiliadas se limita a isso, se engana. A emissora confirmou nesta quarta-feira (14), através da sua assessoria de imprensa, mais uma informação: “o SBT iniciou o processo para padronização do seu jornalismo local”.
O processo de padronização da rede SBT, apenas está começando e tudo demanda tempo. “É fato que queremos padronizar os telejornais locais, mas isso demanda tempo porque existem marcas muito fortes em algumas praças. Também não quer dizer que São Paulo terá sua edição local ao meio-dia ou às 19h20. Tudo está sendo discutido em conjunto com as emissoras”, afirmou a assessoria.
Um outro dado importante é a utilização cada vez maior de suas afiliadas da marca SBT, como nome da emissora ou de programas locais. Exemplos como o SBT SC, emissora que tem programas como o “SBT Meio-Dia”, “SBT News” e “SBT & Você”. A emissora pertence ao Grupo SCC, mas desde sua nova afiliação utiliza o nome “SBT SC”. Outras afiliadas que levam a marca no nome são o SBT MS, o SBT Interior (SP) e o SBT Cuiabá. Já a Rede Massa/SBT, utiliza a marca associada com o nome da rede local que tem programas como “Tribuna da Massa” (manhã e meio-dia) e “SBT PR” (noite).
Enquanto isso, as demais emissoras apostam em jornais que levam o nome da afiliada ou programas com foco policial ou popularesco. Muitos destes, como o “Alagoas Urgente” (TV Ponta Verde) e o “Chumbo Grosso” (TV Vitoriosa), são sucessos locais. Em Goiânia, por exemplo, a TV Serra Dourada/SBT aposta no “Jornal do Meio-Dia” e “Jornal Serra Dourada”. Em Belo Horizonte tem o “Alterosa Notícias” e o “Alterosa Alerta”. Em todo país, são os mais variados nomes, coincidindo em alguns casos, o mesmo título, em estados diferentes. Os horários locais dos jornais também são os mais variados. Há praças com jornais matinais, outros ao meio-dia e também antes do “SBT Brasil”. Nada segue atualmente um padrão específico, como a Globo faz com seus “Bom Dia Praça” e “Praça TV” (Praça 1 e Praça 2). A RecordTV seguiu o mesmo exemplo e passou a cobrar de toda a sua rede, versões locais do “Balanço Geral”, “Praça no ar” e “Cidade Alerta Praça”.
Vale lembrar, que o jornalismo do SBT, recentemente, devido ordens de Silvio Santos, padronizou os cenários e pacotes gráficos de todos os telejornais produzidos em São Paulo, o que causou certa polêmica no setor televisivo, uma vez que o telespectador passou a ter a sensação que está sempre assistindo um mesmo jornal, apenas com apresentadores diferentes. Assim como carece uma reestruturação do jornalismo de SP, com novos cenários e melhor infraestrutura, a emissora necessita urgente investir em suas filiais. A sede do SBT Rio, por exemplo, já não comporta seu crescimento. Os primeiros passos para uma padronização das emissoras, do jornalismo e das mídias sociais já foram dados, agora é preciso que o SBT invista forte, em sua identidade como rede, para só assim merecer o título de “a cara do Brasil”.
Fonte: Bastidores da TV
SBT inicia processo de padronização do jornalismo de suas 114 emissoras
Reviewed by Anônimo
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13:29:00
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