Maioria das TVs e programas só sobrevive à custa do merchandising


Em um mercado televisivo cada vez mais em crise (a TV paga perdendo assinantes e a TV aberta retraindo em audiência), a sobrevivência dos programas de TV tem se dado pelas inserções de merchandising. Prática muito comum nas TVs locais do Piauí, tem sido também o principal sustentáculo dos programas nacionais.

No Piauí, somente os telejornais da TV Clube não fazem "merchan" dentro da atração. Em todas as concorrentes, a prática é utilizada: o mix de notícia com propaganda. 

Para ser mais sincero, alguns programas somente ficam no ar se venderem uma cota mínima. O problema é que o produto televisivo (aquilo que de fato o telespectador quer assistir) fica cada vez mais de lado com tanta propaganda embutida.

Nessa guerra pela sobrevivência, não adianta ser o melhor dos melhores na condução do programa. O apresentador ou apresentadora tem que ser, antes de tudo, um bom vendedor. 

A nível nacional, os programas das emissoras ligadas ao entretenimento fazem inserção de merchandising. Na Rede Globo, a novela 'A Dona do Pedaço' tem conseguido um êxito fantástico com a convergência de mídias (TV e internet) para aliar o "merchan" ao cotidiano da ficção. 

Maioria das TVs e programas só sobrevive à custa do merchandising Maioria das TVs e programas só sobrevive à custa do merchandising Reviewed by Portal P8 on 10:39:00 Rating: 5

Um comentário:

  1. Assitir a certos programas de algumas emissoras de TV de Teresina é simplesmente entediante!Propagandas altamente chatas e excessivas. Jornalismo padrão só mesmo da TV Clube!

    ResponderExcluir

Interaja a vontade! Logo, logo o seu comentário será liberado.

Tecnologia do Blogger.